Seja Vintage

Nossos avós faziam e nós também podemos cultivar esses velhos hábitos. Faz bem pra nós e pra natureza!!!



Muita gente acha que o passado é algo chato, mas podemos encontrar muitas dicas incríveis de como viver uma vida mais verde e com mais qualidade.

Caminhe mais


Nossos avós andavam bem mais do que a gente. Porque ir na esquina comprar pão não precisa ir de carro! Caminhar é bom para o corpo e para a mente. Caminhar melhora a sua pressão arterial, aumenta a sensação de bem-estar liberando muita endorfina, e se quiser faça uma caminhada umas três vezes por semana e terá uma vida longa.

Cozinhe mais em casa


Cozinhar pode ser algo relaxante e prazeroso. Além disso, é um hábito que pode ser saudável, pois você escolhe os ingredientes e controla o modo de preparo. Assim você controla até as calorias se quiser!! Tem cada receita fit maravilhosa pra gente testar no instagram, ou até mesmo as receitas de comidas para festas, das entradas às sobremesas. Aproveite e acozinhaterapia, é uma belezal.

Cuide de um jardim


Tudo bem, muitos não têm espaço para ter um super jardim como nossos avós tinham. Mas uma planta ou flores em um vaso já fazem diferença. O objetivo é ter um hobbieterapêutico. Existem modelos no Pinterest de hortas verticais, em canos, garrafas PET, etc. Use a criatividade e você ainda ajuda o meio ambiente, e consumindo menos agrotóxicos nos temperos como salsa, pimenta, manjerona, manjericão... a lista de opções é imensa. Fora que ter flores em casa é um conforto para os olhos!!!

Escreva cartas


Nós sabemos: faz bastante tempo que você não pega uma caneta e um papel e escreve uma carta pessoal para alguém importante e a coloca no correio. Pense que escrever uma carta hoje em dia demonstra atenção.Quando viajar mande cartões postais, ou no natal mande seus cartões para seus parentes pelo correio, é um mimo <3

Faça mais uso de remédios naturais

Resfriado, tosse, dor de garganta? Por que não tentar remédios naturais primeiro, como nossos avós? Por exemplo guaco com sal para gargarejo, ou um chá de carqueja branca para o estômago. Ainda tinha um xarope que minha avó fazia (que vou ter que desenterrar a receita) que curava qualquer gripe.

Cuide de suas roupas.


O que pensamos quando vemos um furo em uma blusa é 1) jogar fora; ou 2) simplesmente não usar mais. Isso é uma perda de dinheiro e também uma agressão ao meio ambiente. Nos tempos dos nossos avós, remendar e reutilizar era muito comum. Adotar esse hábito é algo que tem muito a ver com sustentabilidade, com consumo responsável. Há também espaço para a criatividade: quando não dá mais para remendar, transformar uma peça em outra ou dar uma outra utilidade a ela também é uma boa solução. Como, por exemplo, a meia-calça

E se você estiver inspirado pelo “reutilizar”, por que não fazer compras em um brechó? Aqui em minha cidade tem um brechó Paroquial que já comprei casaquinhos jeans por três reais e blusinhas boas e algumas com etiqueta por até cinco reais.. porque não aproveitar. Existem peças que são atemporais, por isso vá nos grupos de desapegos, nos brechós da liga de combate ao câncer, nas igrejas... Quem garimpa consegue ótimas coisas com precinho lá embaixo, e ainda ajuda o financeiramente uma entidade beneficiente.

Aproveite mais o sol


Moramos em um país tropica, e temos boa parte dos dias ensolarados e com bom tempo para secar a roupa naturalmente, no varal, como nossos avós. Utilizando menos a secadora, diminuímos o gasto com energia. Além de ser bom para o nosso bolso, também é bom para o meio ambiente, pois reduzimos nosso impacto sobre ele. De forma geral, tente ser mais consciente a respeito do usos de seus eletrodomésticos.

Utilize as coisas até que elas se acabem


Nossos avós não trocavam de TV assim como trocamos de camiseta. Eles usavam até todos “pifarem”. É esse pensamento que devemos ter. Comprar menos e utilizar até quando puder. Assim você não estará contribuindo para aumentar o tamanho de nossos aterros.

Recorra à cozinha na faxina

Nossos avós encontravam na cozinha soluções para a sujeira. Recorriam muitas vezes ao fermento (bicarbonato de sódio) e ao velho conhecido vinagre. Esses tipos de produtos agridem muito menos a natureza, e são tão eficientes quanto.

Gostou das dicas da vovó? Eu A-D-O-R-E-I, porque ter consciência hoje em dia é tudo.

Fonte: Bioterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...